sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O conteúdo exige a forma

"Em outras palavras, podemos dizer que a desejada cor local dos românticos, no caso do teatro brasileiro, está muito mais presente nas comédias de Martins Pena do que nos dramas, melodramas e tragédias de seus contemporâneos. (...) Todos eles [autores que fizeram comédias] exploraram os caminhos abertos por Martins Pena, introduzindo em peças mais longas as formas populares de comicidade e ao mesmo tempo trazendo para o palco algumas facetas da vida brasileira." - João Roberto Faria.

Ou seja, o Brasil só pôde subir aos palcos pela comédia. E poderia ser diferente? Não deixa de ter graça que tenha se demorado tanto a concluir que é "o país da piada pronta".

2 comentários:

Clark disse...

Pior é na Bahia.

Eu nunca consegui entender o porquê de toda e qualquer peça de teatro local sempre ter, no meio da história (para não dizer na história toda) um bando de marmanjo vestido de mulher, a fazer pseudo-graça, imitando travestis...

Até em peça sobre Medéia!!

Tigre disse...

Não sabia dessa. Mas sempre pensei que toda peça contemporânea que não coloca gente pelada no palco (que sempre consideram muito moderno) é realmente um teatro criativo.