sábado, 29 de agosto de 2009

Boa manchete, péssima notícia (ou: comprovando a diferença entre forma e conteúdo)

Lembrei de uma coisa que ia postar na quinta:

Gostei de uma manchete do Correio do Povo que, aliás, segue a filosofia semijocosa do jornalismo porto-alegrense atual: "Papagaio vai para o semiaberto".

Usar o apelido de criminosos nas manchetes é clichê, eu sei, mas quero crer que o jornalista realmente quis enfatizar a ideia de que esse aí logo logo está perdido. Afinal, existem dois tipos de pássaros: os presos e os "nunca mais vi o fulano, sabe..."

Por sinal, recentemente houve uma onda de crimes de pessoas que estavam perdidas no semiaberto, gente de quem, obviamente, o pessoal da polícia pouco ouvia falar desde que a "Justiça" aceitara a semiliberdade (desculpem, o "regime semiaberto", tá...). O simpatia aí é um assaltante de carros fortes e bancos que foi penalizado com 36 anos e 11 meses. Está saindo agora após 11 anos de pena, por boa conduta. Falando nela, ao longo desses 11 anos ele fugiu quatro vezes, sempre de instituições diferentes, sendo que a última fuga foi no final do ano passado! E olha que era regime fechado, hein? Ô sujeito que se comporta bem!

5 comentários:

Clark disse...

Tudo bem que quem foi condenado antes da mudança da lei ainda tem o direito de condicional com 1/6 da pena cumprida, de acordo com a lei antiga (agora, parece que são 2/5), mas, por favor, não me digam que a lei anterior (e a atual?) era tão estúpida ao ponto de conceder liberdade condicional ("por bom comportamento"???) a alguém que FUGIU da cadeia QUATRO vezes!!!

Tigre disse...

Sim. sim! Sim... Foram fugas em 1999, 2006, 2007 e 2008!

Clark disse...

Comprovado: se o Brasil não existisse, não precisaria ter sido inventado.

Leo disse...

"quem soltou Papagaio?"

Tigre disse...

hahaha