domingo, 23 de agosto de 2009

Ismos

Dizem muito que importamos lixo dos EUA, mas às vezes devemos comemorar simplesmente que não importamos TODO o lixo deles (de vez em quando a gente importa é tonéis de lixo literal da Inglaterra, mas isso é outra história).

Sempre preocupados em descartar qualquer comportamento que desrespeite o Outro, como sexismo, elitismo, racismo, idadismo (traduzamos literalmente), e prontos para levar toda posição politicamente correta ao extremo infantilista, eis que rola por faculdades norte-americanas, até entre alguns professores de literatura (trust me), o cuidado com o leiturismo!

O leiturista é alguém que lê com demasiada atenção, que se preocupa demais com a linguagem. Essa vítima da sociedade que introjetou tal comportamento nefasto perpetua a prática de ler de forma extremamente detida! A consequência é que ele é guiado pelas estruturas de poder e autoridade que estão em jogo na própria linguagem e que, obviamente, reforçam sua preocupação com o texto. Como se libertar desse mal? Ler menos, obviamente. Gritemos "Menos atenção!"

Finalmente o que era considerado vício de comportamento de interneteiros virou qualidade! Mais: aquela matada generalizante, aquele apelo ao resumo ou a ideias alheias, no fundo mantêm a saúde, não? Que seria de nós sem o vigilante moralismo?

Não se assustem se mudar o nome de meu blog. Logo podem encontrar aqui o "Leiturista, porém limpinho".

4 comentários:

Leo disse...

leiturismo rules!

Tigre disse...

Vindo de uma lingüista? É suspeito... rs

Clark disse...

Eu sempre soube: leitura é coisa da direita reacionária! hehe

Tigre disse...

hahahaha