sábado, 15 de agosto de 2009

Escolhendo as palavras

Inverti este post. Vou começar pelo trecho adiantado do texto para dar a nota mais grave de início. Então, vamos ao comentário que só faz sentido porque o amadorismo profissional cansa ("amadorismo profissional" é um termo mais complexo que o sentido autoevidente; um dia em que eu tiver paciência para falar do David Coimbra, explico melhor). Vou usar o cara que eu tava lendo como bode-expiatório para comentar uma coisa bem mais ampla.

O início do livro de um jornalista comenta as lutas do Gianfrancesco Guarnieri pela "defesa das liberdades individuais", mas exemplifica isso com movimento estudantil, comunismo e Diretas Já. Tá, talvez ele lutasse por liberdades individuais aí no meio, mas é possível que as liberdades que preocupavam ele fossem outras. Juro que esse comentário não é purismo. O campo de disputas sociais é bem mais rico e complicado do que pode parecer, e muitas lutas por liberdades contradizem outras que, superficialmente, querem a mesma coisa ("liberdade", "fim da censura"...). O barateio que simplifica o conjunto todo e jornalisticamente apresenta a ideia numa linguagem supostamente mais palatável ou descompromissada às vezes só desinforma. Não sabe como caracterizar liberdade? Não adjetiva, dá outra volta na frase. Não precisa se emocionar no moralismo.

Bom, dito isso, voltemos atrás no mesmo texto. Eu, experiente em fazer associações indevidas e assinar gafes, sei que o problema desta frase, na prática, não incomoda apenas quem mexe com texto:

"Guarnieri vive ali ao lado da ex-atriz e socióloga Vânia Sant'Anna, sua segunda mulher, e rodeado de outras incansáveis e sempre muito solícitas figuras femininas - as cachorras Pipoca, Julieta e Dara, herdeiras de Vitória, uma boxer linda e folgosíssima que, durante uma viagem à praia de Toque-Toque, (...) passou em revista todos os cachorros do pedaço, comprometendo para sempre a pureza de sua linhagem."

Tantas mulheres não iam gostar de estar associadas na mesma frase a cadelas, como "figuras femininas"... Sendo que a frase é incomparavelmente sobre as cadelas, que ocupam 90% da extensão do período. Aliás, alguma mulher aceitaria na esportiva estar no lugar da esposa do Guarnieri, nessa frase? Ainda mais as cadelas sendo indicadas como filhas da puta, num moralismo disfarçado de chiste que usa eufemismo como ponto final. Ok, faz de conta que as últimas informações eram necessárias ;)

Nenhum comentário: