terça-feira, 27 de julho de 2010

Vazia Trindade

Três "slogans" andam me irritando muito porque pareço encontrá-los em todos os lados. Como bater em almofadas não funciona contra a retórica alheia, resolvi descarregar aqui no blog (ok, não estou furioso, mas seria legal se a publicidade - política, religiosa ou populista - fosse mais eficiente):

"Brasil: um país de todos" - ou seja, de ninguém.

"Deus é fiel" - ora, para os cristãos, claro que é! O problema todo do cristianismo é o inverso, o problema, justamente o nó dramático daquela tal de Bíblia, é que os seres humanos não são fiéis a ele. A fidelidade de Deus aos humanos e ao mundo, desde Noé, não está em disputa! Humanos fiéis a Deus, no entanto, só no tal Armagedom, Apocalipse ou Aquecimento Global é que veremos se existem.

"O Centro é do Povo" - pelo contexto em que surgiu em Porto Alegre, entende-se nessa pichação que "povo" serve como referência às classes D e E, talvez a parte da C (naquela divisão do Brasil em cinco classes). Muito bom, "o centro é do povo". Agora, quem disse que o não-povo (as classes A e B, e parte da C) ia querer aquele lugar imundo, fedorento, perigoso e lotado de gente?

Nenhum comentário: