quinta-feira, 3 de junho de 2010

Paz

Como seria a narrativa da versão "exagerada" à qual o autor se refere?

"Contrariamente a uma ideia-feita, os teutônicos não exterminaram a população prussiana. A conquista foi rude e sangrenta; os massacres e as expulsões foram numerosos; muitas conversões foram forçadas. Tudo isso é exato, mas não é necessário exagerar. (...)
"A Paz de Christburg de 7 de fevereiro de 1249 fixava as regras de coexistência entre teutônicos e populações prussianas... batizadas, é claro! (...) Naturalmente, as revoltas dos anos 1260-74, duramente reprimidas, acarretaram seu lote de expulsões e confiscos de bens, mas os princípios de Christburg não foram questionados. Eles conferiam uma estrutura jurídica que, uma vez concretizada a submissão e estabelecida a paz, permitia a integração das populações ao sistema teutônico. (...)
"A população teria passado de 170000 habitantes em 1200 para 550000 em 1410.
"Porém, no século XV, a crise chegou à Prússia. A guerra dos Treze Anos com a Polônia e a Lituânia foi devastadora: 80% das aldeias da Prússia desapareceram então."

Alain Demurger - "Os Cavaleiros de Cristo"

PS: O livro fala sobre as ordens militares-religiosas. Seu título não é um jogo de palavras nem uma ironia que pretende acusar cristãos de crimes contra a humanidade.

Nenhum comentário: