sexta-feira, 25 de junho de 2010

Sejamos realistas: é 80% de Aproveitamento!

Comentário de uma semana com tédio e assassinato:

"Podia ser pior" é uma avaliação conformista que pressupõe que a vida é para ser medida por baixo. Sejamos mais otimistas e positivos, ou muito, e digamos que um dia só é bom de verdade quando seu aproveitamento é de 100%, ou seja, quando tiramos dele o máximo que ele pode dar. Se não temos essa noção (a de medir o potencial de cada dia de forma realista), não somos otimistas, mas utopistas românticos - por favor, sejamos realistas.

Tudo que se aproxima do 100% é bom, ou seja, um dia realmente médio - "médio" como aquele casal de classe média do Veríssimo, que de tão classe média tinha 2 filhos e meio - vale 50% nessa escala. É um dia em que não ocorreu nada de muito bom, mas também nada de muito ruim, um dia em que aproveitamos as oportunidades apenas conforme os planos, o esperado ou o costume, tudo isso num dia que não anunciava nada demais. Que fique bem claro que penso o dia pelo dia. Ter um dia ótimo não é apagado do registro apenas porque o dia seguinte foi tão ótimo que fez o outro parecer um pouco pior. Se é pra roubar na conta (e, nas Humanas, não tem como não roubar na conta), que seja a nosso favor.

Agora, apliquemos a escala para que se observe como ela é útil e adequada mesmo em relação às menores coisas do dia-a-dia (postando sobre o cotidiano = dei aulas sobre crônicas durante a semana toda). Meçamos as "saídas para o trabalho".

Dois dos dias úteis (os que não têm por fim último corrigir textos ou ler para a tese) desta semana tiveram boas saídas para o trabalho. Saí no horário previsto, fiz o caminho previsto, com os cuidados previstos, com o resultado previsto. Tudo nos trinques e nada de espetacular. Ou seja, dois dias 50%. Considerando-se os cinco dias úteis desta semana como total, esses 1/2 aproveitamentos valiam, juntos, 1/5 da semana vencido. Os outros três dias úteis exigem apresentação especial.

Num dia saí mais cedo do que queria, um pouco só, mas isso valeu passar por um posto de saúde no horário em que ainda estava aberto. Tivemos já algum contato com esse posto para desenvolver determinados temas na escola. Ter passado ali cedo me deu a ideia de convidar uma assistente em particular a nos ajudar em nova questão, uma feira cuja organização estava nos dando muitos problemas. Passei ali, ela estava, queria ajudar e deu uma série de dicas sobre outros grupos que poderiam participar, conforme a minha explicação de nossas dificuldades, de modo que essa passada no posto me valeu a solução de um problema que todos os professores juntos não tinham conseguido solucionar e sobre o qual matutávamos havia muitos dias. Em termos de "saída para o trabalho", 100%.

Num outro dia, estava cansado, sentindo fortemente os sintomas de um gripe depois de dias DEMAIS de sintomas... No dia ventava ainda, frio! Não queria gastar dinheiro para ir de ônibus até a escola, mas também não queria caminhar até lá. Enfim, tive coragem, saí logo, sem amarração. Timing perfeito para encontrar uma carona após ter dado apenas cinco passos na rua! Muito timing! Quais são as chances de um encontro imprevisto e fortuito ser tão preciso? Sair um minuto antes ou depois de casa teria me suprimido a possibilidade de carona! 100%.

Hoje resolvi me atrasar. É sexta-feira, esteve chovendo todo o dia, os alunos deviam rarear... Azar: ia sair um pouco mais tarde e ir de ônibus. No fim, saí apenas cinco minutos mais tarde. E o que aconteceu quando eu estaria passando por trás de uma escola, caminho que leva à minha (e àquele posto que mencionei)? No momento em que eu estaria no caminho por trás da tal outra escola, dois caras armados abordaram a diretora desta, quando ela saía pelo portão, com seu carro. Não se sabe bem o que ocorreu (se foi tentativa de roubo ou não - não pareceu ser), mas eles deram um tiro nela e saíram correndo pelo caminho por trás da escola. Por ter pego o ônibus, eu só vi a confusão posterior, passando pela ambulância, que chegava no local. Nada de tiroteios, sustos ou perseguição. 100%!

Logo, cada dia superaproveitado sendo 1/5 de minha semana, os três somados aos dois dias médios valem 4/5 da semana, ou 80% de aproveitamento. Valeu! O fato de passar pelo assassinato de uma diretora na saída da escola é, como sabemos, apenas um acontecimento cotidiano. Sejamos realistas.

Nenhum comentário: