quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Arremates

Certos assuntos merecem eufemismos, ou mediações de algumas formas. Talvez qualquer assunto, o problema de se dizer algo de forma direta depende obviamente do contexto. Alguns temas, porém, são em si relativos, só vivem mediados por condescendências. Eufemizar ou controlar esses assuntos causa uma overdose, estraga o que se queria salvar, que nem precisava de salvamento.

Xuxa, por exemplo, que veio receber uma homenagem em Gramado hoje, foi vítima do seguinte parágrafo do Jornal do Comércio:

"Em obras próprias ou ao lado de outros nomes da filmografia recente, como Renato Aragão, Xuxa cativou o público ao ponto de conseguir significativas bilheterias em uma época difícil para o cinema nacional, entre as décadas de 80 e 90."

Não era pra tanto, vai! Especialmente o "significativas" foi maldoso. O cinema nacional quase não produzia. Nada vendia e ninguém investia em filmes. E ela conseguia ótimas bilheterias. A falta de público e produções brasileiras na época deveria enfatizar o sucesso. Pô, é dia de homenagens, e ela já tem tanto com o que se preocupar. Esse trecho cheio de dedos faz parecer que estão forçando justo na época em que o sucesso dela foi de verdade. Parecia que estavam evitando algo muito horrível, quando de fato a fama dela tem o direito de ser apenas o que é.

Um comentário:

Clark disse...

Super Xuxa contra o Baixo-Astral!