domingo, 1 de maio de 2011

Preparando-me para meritocracia

Não sei de o sistema "meritocrático" estar para ser instalado na Educação do RS em breve, mas é sempre bom estar preparado. Falando em preparação, não posso esquecer que tenho a tendência de me expor frente a chefes quando discordo fortemente de suas decisões, o que significa não apenas que não posso contar com politicagem para ser favorecido, como posso acabar sendo desfavorecido por essa mesma via. Sou frágil por esse lado (aspecto importante para nós, pessoas a serem julgadas por aqueles que ninguém julga), apesar de ser assim tão carismático :-P

Em compensação, estou tendo curiosa experiência que permitiria embelezar meus resultados, sejam ruins ou ótimos. Observei que, em turmas com quem consigo me relacionar muito bem, propor trabalhos em grandes grupos joga a nota média da turma quase ao ápice. A média fica por algo como 9,5, mesmo que o trabalho envolva uma matéria em que estejam com dificuldade. Enquanto reconheço como os alunos mais titubeantes mascaram seus resultados ali no meio, o que me levará claro a outras abordagens para resolver suas dificuldades de forma mais incisiva, é bom saber que posso contar com eles para fingir que sou um professor perfeito, com alunos absolutamente fora da média das escolas públicas e sem um histórico de educação assustadoramente complicado.

Enfim, quando alunos e professores têm a lucrar com uma boa mentira, o quadro só precisa de bancas interessadas na mesma mentira para ficar realmente perfeito. Por enquanto eu posso encarar a realidade e tentar resolvê-la, dentro das restrições que já existem a isso, mas, como a meritocracia, se viesse, cairia de para-quedas independente da vontade real dos cidadãos e dos critérios com os quais a maioria concordaria, melhor saber o que fazer quando e se o dia chegar. Ah, sim, e ainda posso curtir certa liberdade política, sem estímulos financeiros para exercitar a obediência política premiada, podendo dar a cara a tapa sem grandes consequências econômicas.

Nenhum comentário: