quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Yeda em Gotham City

"Sua mente é um livro aberto para ela" - assim vendia-se profissionalmente uma vilã de Gotham City (Zatara) que, para se passar por contribuinte honesta, fazia shows de mágica. Ela vinha de uma forte linhagem de magos, e seu pai era o vilão que foi recauchutado criando-se uma filha para figurar nas histórias. O mesmo slogan poderia usar o sargento preso por espionar quase toda a população de POA, que comentei em 7 de setembro (capa dos jornais naquele dia).

O cara espionou a torto e a direito, incluindo uma criança de 8 anos, filha de um promotor de caso contra membros do nosso governo do estado. Adão Paiani (DEM) - que, após ser demitido em março do ano passado, tem tentado atazanar a Yeda de todos os jeitos - entregou à OAB provas pesadíssimas de que a governadora teria encontrado um aparato ilegal de espionagem pronto no Palácio do Piratini e, obviamente, aperfeiçuou-o, em vez de fechar tudo e processar os culpados. A Casa Militar tem toda a cara de saber tudo a respeito, sendo cúmplice direta e, na verdade, quem efetivamente fazia a espionagem. O sargento preso, de quem temo colocar  o nome aqui (vai saber se ele não persegue blogueiros também), era figura central no esquema, ou seja, quem acessou primeiramente a maioria das informações. É claro que tudo isso está em andamento e é muito provável que os principais da Casa Militar e do governo sejam inocentados por aquelas legalidades que não convencem ninguém, apesar dos esforços do Paiani.

Bem, eu contei tudo isso para destacar duas coisas. O fato de terem encontrado um aparato ilegal pronto e melhorado reforça o senso comum de que partidos de direita roubam melhor que os outros. Eu não acho que seja possível fazer ranking desse tipo de coisa, e provavelmente a esquerda e a direita têm seus próprios métodos, ambos com vantagens e desvantagens, mas que isso reforça o que costumo ouvir muito em ônibus (não apenas em tempos de eleição), reforça. Por outro lado, quem esteve por último no governo do estado? Não foi um governo de esquerda. Quem teria o aparato pronto, mas mais incompetente, seriam necessariamente os do PMDB, nosso governador era Germano Rigotto, atualmente concorrendo a senador. Hmmmm...

Mas comecei com o slogan da Zatara, e o pretendi como ameaça ao leitor. Por quê? Porque a outra coisa que queria destacar é que esse sargento foi solto hoje (aquelas liberdades provisórias, permissivas e perigosas).

Nenhum comentário: