quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Prostituição, cultura e cia.

Tinha eu hoje de visitar uma série de editoras, e não foi exatamente com surpresa que descobri a localização delas na mais famosa área de prostituição da cidade. Enfim, lá fui eu, o que valeu não apenas conseguir efetivamente o que procurava estritamente para a escola, mas também uma série de observações culturais curiosas. Por exemplo, havia uma academia chamada "Vício" e uma loja de produtos para malhação e dietas chamada "Cultura". Legal: enquanto um goza anti-moralisticamente os prazeres do corpo, o outro prefere a publicidade mais positiva, num jogo curioso por estar a placa com o nome da loja em cima de uma photoshopada Juliana Paes. E o Motel "Refúgio" perdeu seu "i", para as intempéries ou para um corretor de textos compulsivo e muito cristão. Seguindo-se um pouco além, ainda na zona, encontram-se dois enormes comitês de campanha de nossos atuais prefeito e governadora, seguidos, é claro, pelas profissionais de balançar bandeirinha na esquina, ali inevitavelmente aludindo às bolsas usualmente balançadas na região.

Por fim, voltando pare o centro, passei por uma loja que já me atentou para um post no passado, mas que apenas agora chega à publicação. Todas as fotos da parede externa da loja têm prostitutas como modelos. As fotos são tão didaticamente explícitas indicando a profissão daquelas mulheres que eu fico com vontade de descobrir quem é o fotógrafo e convidá-lo para realizar uma formação continuada de professores. Mas não é isso que se destaca ali. O que é impressionante na loja, especialmente considerando-se que algo assim não poderia estar aberto, muito menos bem no CENTRO (ou seja, sem desculpas para que políticos profissionais o ignorem) é que, entre os manequins de roupas para prostíbulos (ou para mulheres numa fase "aquecer a relação"), está o manequim de uma criança.

2 comentários:

Leo disse...

o refúgio virou refugo?
acho importante salientar que não o comitê de campanha, mas a SEDE do partido da oposição TAMBÉM fica na mesma zona...

Tigre disse...

hehehe. Será que não fui tão fundo? Bem, oposição ou não, política é política!