quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Universal

"Entre o mundo encantado da propaganda e o abismo dos fracassos, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, tem um abacaxi de R$ 590 milhões sobre a mesa.

(...)

"Por enquanto, o Cartão SUS é apenas um desastre que merece ser estudado por pesquisadores da má administração pública e da esperteza dos fornecedores de equipamentos de informática."

Tirando as especificidades de Ministério e equipamentos de informática, essas são as duas frases mais universais de um texto extremamente valioso de Elio Gaspari. E o valor do texto está justamente no fato de que ele aponta aquilo que é verdade em um número absurdo de programas governamentais, apenas nesse caso se referindo à Saúde. No entanto como é difícil que as pessoas aprendam a lembrar sempre daquele fosso quilométrico entre o mundo encantado da propaganda e os fracassos dos programas públicos! E como a mentira governamental é sempre tão hiperbólica que mesmo o desconto de descrença da população não permite ainda que se vislumbre o fundo do poço, lá onde jaz a realidade.

Nenhum comentário: