sábado, 9 de janeiro de 2010

Perguntas impróprias

Sempre tem um para fazer pergunta em sala de aula justamente daquilo que não vimos, não sabemos, não lembramos, escolhendo sem querer o obscuro no mar de perguntas pertinentes para as quais estaríamos preparados. Mais curioso é quando o perguntador certeiro vem de fora, não é um aluno. Um técnico da área da saúde, que chegou na escola de repente e foi confundido imediatamente com um pai de santo (da braba) pelos alunos, perguntou para mim, no meio de sua argumentação: "Viu no Diário Gaúcho o sr. aquele de 80 e poucos anos que virou médico?" Pô, eu não sou a pessoa mais informada do mundo, mas perguntar sobre Diário Gaúcho é covardia.

A grande vantagem de um perguntador certeiro desses vir de fora é que a mentira cai bem melhor, especialmente que sua pergunta era quase retórica. Como eu pretendia apoiar a ideia geral do que ele argumentava, foi um "sim". Infelizmente é bem menos tranquilo mentir para alunos.

2 comentários:

Vida disse...

Ixe, odeio esse povo que lê tudo, sabe tudo e acha q vc sabe tb. Nos colocam em enrascadas... O melhor é q sempre temos um jeitinho para escapar.

Tigre disse...

Um dos primeiros instintos que professores desenvolvem. rs