terça-feira, 22 de março de 2011

A perigosa inocência infantil

Eu realmente gostaria que todas as discussões tivessem FAQs e itens informativos a serem obrigatoriamente lidos antes de a pessoa se meter na conversa, como se oferece na maioria dos (bons) fóruns internéticos.

Pensem neste exemplo rápido: pessoas que discutem educação, mas falam sobre as escolas pelo que lembram de quando estudaram lá. Ora, será que ninguém indicou a esses sujeitos que entendemos o mundo de forma diversa quando somos crianças em relação a quando somos adultos? Quando passei no Vestibular, fui na minha primeira escola, de onde tinha saído com 9 anos, e descobri (mais ou menos conforme imaginava) que um lugar em que costumava sentar para jogar bafo era na verdade um degrau muito pequeno, no qual eu não podia, com 16 anos, sentar de forma confortável. Será que tão poucas pessoas passaram por experiências parecidas, ou são capazes de extrapolar, dessa experiência simples, que há importantes diferenças de ponto de vista entre uma criança e um adulto, e que isso não pára no ângulo de visão que nossa altura nos permite?

Ou essas pessoas realmente ainda pensam como quando eram crianças, e aplicam sua imaturidade decantada para julgar tanto educação quanto trânsito ou política? Bom, pensando bem, esta opção parece a mais provável.

Nenhum comentário: