quinta-feira, 3 de março de 2011

Ciclismo e domínio linguístico

O Uol publicou fotos da passeata organizada pelo Massa Crítica e colocou embaixo um "resumo" da situação. Ei-lo:

"Ciclistas protestam em Porto Alegre contra o bancário Ricardo Neis, 47, responsável pelo atropelamento de várias pessoas na sexta-feira durante um passeio ciclístico chamado "Massa Crítica", que defende o uso de bicicletas no trânsito; Neis foi internado em clínica psiquiátrica nesta terça-feira."

Este me parece um caso curioso em que as duas informações mais relevantes estão equivocadas, e ambas, juntas, formam ainda um terceiro equívoco. Resumo ruim, hein?

O protesto não foi contra o bancário. É claro que ele foi aludido criticamente em alguns cartazes e o  local do acidente foi indicado na passeata, mas esta expressava claramente ideais bem antigos do movimento. Pelo que pude ver, e gostaria que alguém com informações diretas do Massa Crítica me corrigisse se estou enganado, o acidente foi o estopim para uma manifestação muito maior do que a usual reforçando as críticas que o movimento sempre fez. Os principais cartazes indicavam mensagens no mesmo sentido que as duas expressões gritadas pela multidão: "Mais amor, menor motor" e "Bicicleta! - Um carro a menos!"; ou seja, a mensagem da passeata era a de um "trânsito mais humano", como o Massa Crítica gostar de pôr.

Além disso, o atropelador não foi internado, ele se internou. Daí o equívoco que as duas informações erradas causam: o resumo como um todo dá a entender que as reclamações ou acusações do grupo e dos simpatizantes tiveram relação com uma internação imposta ao acusado. Aliás, como não há indicativo temporal na primeira parte, pode parecer que a passeata ocorreu antes da internação, tendo relação direta com ela. Na verdade, não! O atropelador se internou alegando sofrer com o assédio gerado pelo caso, incluindo as ameaças internéticas contra a sua pessoa, ameaças estas combatidas pelo próprio Massa Crítica.

Depois eu digo para os meus alunos que saber resumir é importante, e eles não me acreditam. Estou pronto para usar esse resumo do Uol em aula...

Nenhum comentário: