quinta-feira, 23 de junho de 2011

Feriado sem desculpa

Começou o feriado da liberdade - considerando-se que Corpus Christi quase nunca é lembrado e ninguém sabe bem por que acontece. Sua origem histórica também não dá grande sentido para a data: nasceu de um decreto, "motivado" por uma "visão" do Papa Urbano IV, sendo ignorado pela maioria das igrejas após a subsequente morte do mesmo papa. A festa lentamente se espalhou como costume pela Europa Ocidental, mas levou quase um século para ser comemorada novamente em Roma.

Pouco convincente, a não ser para católicos praticantes (tipo raro de brasileiro), e geralmente inquestionado, Corpus Christi é assim nosso feriado mais livre. Não precisamos dar presentes para ninguém, respeitar ninguém a mais, sair dançando, bebendo e transando... nada. Podemos fazer todas essas coisas, mas estamos entregues aos nossos critérios sem qualquer exigência social ou mercadológica.

Mais do que isso, trata-se de um feriado que é na quinta-feira, sempre. Não faço ideia do motivo para isso, provavelmente algo astrologicamente explicado, ou contado com base em outra data que, por sua vez, tem raízes astrológicas, parece-me de qualquer modo uma sacada genial. Muito melhor do que trancar um feriado num domingo. Assim todo ano concorremos a um feriadão. 

Como ganhei essa sorte neste ano, estou comemorando. Afinal, em comparação com uma semana normal, ainda estou como que na noite de sexta-feira. Tem tanto feriadão pela frente que posso dizer que ele mal está para começar. Dizem sobre muitas coisas que a véspera é ainda melhor que sua realização. Já ouvi isso sobre beijos, sexo, formaturas... Acho tudo isso bobagem, mas devo abrir a exceção dos finais de semana e feriados. O valor de um tempo de descanso é proporcional a quanto tempo falta para que ele acabe. Agora, portanto, é o grande momento do feriadão. Que estou, então, fazendo aqui no blog? Cumprindo uma parte fundamental da liberdade de Corpus Christi: a liberdade de fazer algo absolutamente cotidiano apenas porque posso, no momento seguinte, pular para algo nada cotidiano sem me preocupar com quanto tempo perdi entre o que é comum e o que é extraordinário.

Bom Feriado sem Desculpa para todos!

Nenhum comentário: