segunda-feira, 10 de maio de 2010

A Serra e a Verdade

Visitei Caxias do Sul depois de muitos e muitos anos, e seria irresponsabilidade de minha parte não checar sua imprensa local, afinal queria material para o blog com diversa cor local. A primeira descoberta que essa visita me valeu foi o significado da maternidade.

O principal jornal da região (sim, com uma cadeia bem óbvia que leva à Rede Globo) anunciava na primeira página uma matéria sobre o fato de nem todas as famílias terem cada vez menos filhos, movimento geral indicado por pesquisas (ou seja, tiveram a criatividade de mostrar que existem exceções para as tendências indicadas por pesquisas, uau). Algumas mães, vejam só, ainda têm vários filhos (o exemplo era de uma família de 5 filhotes, ou seja, "muita gente" só para um mundo que procria, sim, cada vez menos). Agora, como o jornal se referia ao ato de parir várias vezes? "Exercer a maternidade ao extremo".

Ignorando que "extremo" parece uma crítica, intenção contrária à tomada na "notícia", aprendemos que ser mãe, afinal, não é mais que fornicar sem contraceptivos. Jornal, quem diria, também é cultura!

Nenhum comentário: