quarta-feira, 12 de maio de 2010

Motivação

Uma aluna queria ir embora (matar os dois últimos períodos) porque ia perder o último capítulo da novela. Ontem, terça-feira. Antes de começar a pensar num post chamado "Ensinai Lógica aos Jovens Adultos", meu colega respondeu para ela, atacando o raciocínio torto como estava: o último capítulo dá na sexta e reprisa no sábado, não é preciso matar aula nenhuma. Ela replicou: "Mas como eu vou saber o que aconteceu hoje?"

Entendendo então que toda a última semana da novela era realmente aquilo que a aluna queria discutir, e que ela tinha se expressado mal, outros professores entraram na conversa e se atacou a situação basicamente por três lados: internet, gravação ou leitura dos resumos em jornais e revistas. A aluna rebateu, bem ou mal, os argumentos finais apresentados por quaisquer desses caminhos. Concluiu: "Vou pra casa ver a novela que eu ganho mais".

Perguntou, antes de ir, o que teria na aula, e eu respondi que matéria nova. Ela decidiu ficar e, depois de participar da aula e fazer o trabalho com esforço, pegou um pouco da novela na sala dos professores, enquanto fechávamos a escola.

Nenhum comentário: