terça-feira, 18 de maio de 2010

Lula e Ahmadinejad: matéria ou manchete?

Correio do Povo:

"Fechado acordo nuclear entre Brasil, Irã e Turquia

(...) um acordo foi alcançado entre Irã, Turquia e Brasil sobre os procedimentos para reavivar o paralisado acordo de troca de combustível nuclear defendido pelas Nações Unidas. 'Este acordo foi alcançado após quase 18 horas de negociações' (...). Recep Tayyip Erdogan também confirmou que o acerto sobre o programa nuclear
iraniano foi alcançado nas negociações das quais o Brasil participou. O encontro entre os presidentes Luis Inácio Lula da Silva e Mahmoud Ahmadinejad foi cordial, mas na entrevista eles falaram sobre o interesse em incrementar o comércio entre seus países e não tocaram na questão nuclear."

Ou eu entendi muito mal, ou tudo o que Lula conseguiu foi desenvolver ainda mais sua amizade comercial com o Irã. A respeito do problema nuclear propriamente dito, uma reunião de 18 horas resultou no genial "Tá, vamos conversar de novo, depois...". Como chegaram, então, àquela manchete? Jogo infame de palavras?

Vejamos como outro periódico, o Jornal do Comércio, resolveu a questão, em sua manchete de primeira página:

"Lula deixa Teerã sem resolver crise nuclear"

Aaaaaah!

4 comentários:

Clark disse...

Impressão minha ou eu acabei de entrar no MEU próprio blog? rsrsrs

Tigre disse...

Não sou tão contra o Lula assim (rs), dadas as opções da nossa política, mas que a comemoração que está sendo feita por alguns a respeito do acordo me parece precipitada, isso com certeza.

Só pra dar o outro lado, a manchete do Jornal do Comércio é um tanto maldosa, porque ninguém (que eu saiba) poderia falar com Ahmadinejad e RESOLVER a crise nuclear sozinho. Mesmo assim, essa manchete me pareceu mais próxima do resultado, já que eu só acredito vendo.

Clark disse...

“Homem de pouca fé”! rs

Leo disse...

e depois é a Zero Hora que mente... rs