terça-feira, 1 de novembro de 2011

É da idade!

Será? Obviedades como a habilidade de andar ou falar à parte, será mesmo que muita coisa que desculpamos nas pessoas pela idade não são apenas traços de personalidade? Afinal de contas, sempre se reclama de como não sei quem é infantil, e isso particularmente falando de adultos. Diversos grupos, particularmente se organizados por profissão, parecem, para quem olha de fora - inclusive para potenciais membros desses grupos - pessoas muito infantis (em algum assunto ou aspecto, pelo menos). Muitos comportamentos aceitos das mulheres costumam parecer infantis aos homens e vice-versa. 

Talvez seja de certa idade namorar muito, mas o certo é que algumas pessoas dessa idade não namoram nada, e as outras seguem namorando muito mesmo quando trocam de idade. Algumas pessoas parecem muito novas para entender certas ideias, mas diversos adultos não entendem as mesmas ideias, assim como as entendem certos jovens da mesma idade da pessoa desculpada, e às vezes até as intuem ou concluem por si mesmas.

Alguns comportamentos nossos ficam no tempo, mas isso não indica que nos tornamos mais maduros, já que outras pessoas vieram "amadurecendo" conosco e não largaram aquilo ainda, ou nunca tiveram aquela característica, para começar. Física e cognitivamente temos certo desenvolvimento mais ou menos uniforme, é verdade, e tal uniformidade implica uma variação, ok! Como animais, no sentido mais simples do termo, podemos ser crianças, adolescentes e adultos, e cada uma dessas coisas tem algum sentido. No entanto, quando o assunto é personalidade, postura, estilo, preferência, interesse, preocupação, empatia, humildade, perseverança, paciência... tenho sérias dúvidas que o fator que faça algumas pessoas melhorarem seja realmente idade, já que algumas claramente prescindem de "amadurecimento" e outras não lucram nada com o tempo.

Nenhum comentário: