domingo, 28 de novembro de 2010

Mais ou menos fiel

"Ele não acredita muito em Deus."

A guria, no caso, falava sobre mim. O chato de falarem de nossa religião, mesmo quando dizem que não temos nenhuma, é não podermos estar lá para conter os preconceitos inevitáveis, não é? Uma amiga minha odiava que eu dissesse que ela era evangélica, e eu entendia seu zelo, só que infelizmente sempre surgia algum assunto que era melhor explicado se disséssemos que ela era evangélica... Ninguém gosta de ser denominado católico, com raras exceções, e sei bem que me acharem ateu tende a gerar uma série de mal entendidos. Quase tantos quanto dizerem que sou professor de português - informação apresentada em geral com mais segurança.

Mas adorei a maneira eufemizada que ela escolheu para me chamar de ateu pelas costas. Dito dessa forma, não parece que eu antes duvido do caráter de Deus do que propriamente de sua existência? A frase sinceramente implica, para mim, algo como "Ele não acredita muito em Deus. Acha que Javé mente às vezes, mesmo sem necessidade..."

Confesso que essa impressão me vem de sempre lembrar do velho "Eu acredito em lobisomens. Acredito em fadas. Agora, em vampiro não! Dizem que eles mentem muito..."

6 comentários:

Leo disse...

pra mim a implicação da frase não é essa não.
e eu não tenho problema nenhum em ser chamada de católica. e acho que não conheço muita gente que tenha.
quem tem problema com isso devia pensar seriamente em mudar de religião...

Tigre disse...

Para... qual a religão do católico com ressalvas?

Leo disse...

é simples: escolhe outra religião a que não tenha ressalvas, ou sai do armário e se assume ateu. não entendo isso de "católico com ressalvas", "evangélico com ressalvas", "espírita com ressalvas"... não faz sentido!

Tigre disse...

Ora, é uma pessoa que não encontra uma boa descrição de sua religiosidade num dos pacotes prontos no mercado. A pessoa afirma uma religião para, em grossas pinceladas, descrever no que acredita, mas precisa das ressalvas para entrar nos pormenores técnicos. Num certo sentido, alguém de uma ordem religiosa também é católico com ressalvas, assim como cada religião evangélica é uma ressalva ao neoprotestantismo como um todo. Para ser "com ressalvas", basta não reconhecer nem nesses subpacotes sua própria crença, além de não se ter o poder ou interesse de se fundar um novo subpacote.

Marcelo disse...

Isso me cheira a velha fabula de esopo do morcego. Me pergunto se a pessoa é de uma religião com ressalvas qual será a opinião da divindade em questão? Se vai entrar na minha jurisdicao "com ressalvas" eu mando pro inferno!

Ou fica no purgatorio se eu estiver num bom dia.

Tigre disse...

Pois é, só que esse é o argumento de cada grota religiosa. As nossas ressalvas são as certas e as outras levam ao inferno... O(s) deus(es) podiam se decidir, dar o veredicto e mandar logo cada um ao seu destino espiritual adequado.