domingo, 29 de novembro de 2009

Tirai o vosso da reta

Depois de uma semana e pouco de negociações, no dia em que deveriam cumprir o aceite de meu convite:

Representante de Associação - Oi! A gente pode aparecer hoje, mas, como respondemos à Secretaria X, preciso de um documento dizendo quem está convidando.
Prof s/ Poder Administrativo - Documento?
R.A. - É, um registro que eu possa apresentar, caso peçam, entende? Não é uma exigência minha, é que podem querer que apresente, porque, afinal, respondemos a eles...
P. s/ p.A. - Hm. Eu não acho que eu possa emitir isso. Melhor dizendo: eu posso, mas acho que depois podem complicar comigo. Espera um pouco.

(Ligação para a chefia)

P. s/ p.A. - Oi. Eu sou Fulano de Tal, com Tal função, e convidei o Ciclano para ir lá falar com a gente sobre isso e isso. Mas eles respondem à Secretaria X e, por isso, querem saber se podemos emitir um documento assim e assado, um registro do convite para que façam a visita.
Secretária do Secretário da Secretaria Y - Como assim?
P. s/ p.A. - Assim (repito)
S.S.S.Y. - Ah! Sim, podemos. Pra quem é? O que ele é? De onde ele é?
P. s/ p.A. - (Respostas respectivas)

P. s/ p.A. - Oi, Ciclano! É o Fulano, de Tal Coisa!
R.A. - Oi, Fulano, tudo bem?
P. s/ p.A. - Tudo. Seguinte: posso te conseguir aquele documento.
R.A. - Ah, ok. Vai me mandar por e-mail?
P. s/ p.A. - Não, eu vou passar lá hoje, aí pego e te entrego hoje mesmo, em mãos.
R.A. - Ah, ok. Certo. Tudo bem, então. Até.
P. s/ p.A. - Até de noite!

(Final de tarde - quartel general do chefe)
S.S.S.Y. - Escuta, aquela visita, é de graça?
P. s/ p.A. - Claro! É um convite pra ele falar, só.
S.S.S.Y. - Ah, bom! E é um agradecimento?
P. s/ p.A. - Não, um convite.
S.S. - A gente só pode te dar um agradecimento, tá? Pra quem é mesmo? De onde? Como? Por quê?
(Respondidas as perguntas, o agradecimento foi impresso.)

O ciclano começa a apresentação e não tem nada a dizer. Muito, muito, muito pouco, isso depois de uma semana ou mais sabendo que ia falar lá pra pessoas que não sabiam NADA do que ele sabia. Mas, desajeitado e incomodado com o silêncio e com a atenção que o colocavam naquela posição de "como eu não tenho nada pra falar aqui?", voltou-se para mim:

Representante de Associação - Bom, pessoal, desculpem, é que eu fui pego de surpresa pelo prof. Fulano. Mas se a gente conversar direitinho depois, podemos voltar e falar bem sobre o que vcs querem saber...

2 comentários:

gabi disse...

bah, merecia postar....aliás, merecia imprimir e anexar na porta da sala de aula, ou nos postes da comunidade!

Tigre disse...

hahaha