quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Senta, que lá vem a história

Cara cunhada,

Matutando hoje sobre a partida de vcs, notei que estava pensando algo extremamente parecido com o que tua mãe disse para meu irmão a respeito dessa mesma viagem. Resolvi, então, colocar aqui a minha versão dos elogios.

Eu estava pensando que recebi a notícia da ida iminente de vcs, ainda que prevista há tanto, com certa tristeza (achando obviamente legal que os planos de vcs iam se concretizar e pensando, claro que, o abandono do país tem muitas vantagens), mas não foi isso que senti no aeroporto, nem de perto. Eu estava tranquilo e sereno, seguro, digamos. E não é q tenha recebido repentina confiança de q as coisas darão certo para que eu vá visitá-los logo. Então meti-me a elocubrar, obviamente.

Bom, meu irmão e eu encarnamos vários clichês. Muito Hollywood se alimentou de dicotomias básicas como as nossas para criar duplas. Ele era o bagunceiro, e eu, o introvertido, ele o desligado do colégio, e eu, o CDF... Mas, como deve ocorrer em histórias que se deem o mínimo de respeito, nenhum dos dois é um clichê puro, assim como um afetou o outro, sem que nunca, parece, tenhamos trocado de lugar nas nossas dicotomias principais.

Enfim, uma dessas áreas de influências entre nós dois se dava na oposição "saída desligada" x "estase segura". Eu era este, o plantado, ele o quase irresponsável de tanto otimismo quando ia se meter em seja lá que situação fosse. O retrato pode parecer exagerado, pricipalmente se fôssemos comparados ao nosso primo famosamente mais doido, mas a oposição funciona entre nós, se o único parâmetro de um fosse o outro. Poucas das coisas introvertidas que aprendi com ele, para compensar, foram o interesse por filosofia ou o gosto por conversar madrugada adentro (habilidade que tanto abençoo ultimamente). Ele, conforme diz, aprendeu uns usos agressivos de linguagem bem específicos comigo. Bom, isso é outra história, e q tu já conhece, se não me engano. Introjetei mesmo comentar indicações de velocidade de 20km por hora. Deixe-me mencionar, porque ele falaria (ou falou), q há essa indicação na pista do aeroporto, o que significa que os aviões precisam ficar parados, como sabes...rs

Continuando... o que acontecia era que ele queria fazer determinada coisa, ir por determinado caminho ou ignorar determinada regra, e eu não. Mas, numa inversão da relação clássica de irmãos, eu, o mais novo, ficava preocupado com ele. Não lembro bem se muito cedo, mas logo meu irmão desenvolveu muita confiança nas qualidades que observava em cada um de nós. Eu, por outro lado, nunca confiava em mim e era excessivamente pessimista para achar que certa situação, apesar das habilidades dele (afinal, humanas, sem aquela idealização por um irmão mais velho que minha mãe parecia esperar que eu tivesse), não pudesse acabar mal. Resultado: ele ia se meter no que, pra mim, era um enrascada, e eu ficaria preocupado. Ficaria, porque logo vi que preferia ir junto, vistoriar, talvez convencê-lo a resolver o que surgisse de tal ou tal forma. E daí que a gente acabava pulando muro a mil, fugindo de cachorro, ouvindo a maior bandalheira de donas de casa justificadamente preocupadas com seus pátios, assim como aventuras dessa natureza me valeram uma cicatriz na testa e um provável câncer de pele (por acúmulo, não estou me referindo, é claro, ao incidente do pé, no Cassino).

Tudo pra dizer que não senti isso em relação à viagem de vcs, mesmo que essa coisa toda não tenha morrido totalmente depois que saímos da infância. E me parece que minha atual tranquilidade tem muito a ver contigo e com a relação de vcs. Como sabes, sou um dos fãs dessa química estranha que vcs têm, tão observável em comportamentos que tu nem percebes. E, como vcs estão juntos, A Dupla, eu fico por aqui, sem stress, já que vão cuidar, confio, bem um do outro.

Então Muito Boa Sorte, Boa Viagem, Vão com Fé, Vão pela Sombra e Divirtam-se!

3 comentários:

Leo disse...

foram? bah!
transmita meus "boa sortes" a eles!

Tigre disse...

Pode deixar. Ela recebe meus comentários além dos posts. rs

cecilia disse...

finalmente me coordenei pra vir comentar! lemos o post ha uma semana mais ou menos e devo dizer q fico muito feliz com a tranquilidade e confiança depositada hehehe

nenhum de nós sabia q tu tinha esta especie de preocupacao, veja só!!

beijos e tb à Leonor =)