sábado, 12 de setembro de 2009

Enem e os cafundós do mito nacional

Vem lá do ano passado, mas eu só vi essa sandice agora, e não vi comentado em lugar algum, nunca. Como jornal só é de ontem quando a gente já leu, apliquemos o mesmo a notícias. Revisando o Enem do ano passado, esbarrei numa questão que reproduzia matéria do Jornal do Brasil de 1998. Notem bem o que foram buscar no século XX: uma notícia que ligava (sem associar lógica ou necessariamente, apenas pondo em sequência as informações e abstendo-se de comentar) a dança da chuva de dois pajés do Mato Grosso com uma chuva de 3 horas que ocorreu em seguida e com a probabilidade apontada pela meteorologia de que chovesse ainda mais pelo menos até o dia seguinte. A chuva era crucial então para matar um incêndio que assolava a região fazia 63 dias! Detalhe: que essa chuva decidisse mesmo o embate com o fogo era ainda uma esperança quando a matéria foi escrita.

Apesar da coincidência de os pajés terem tentado apagar o incêndio só após mais de dois meses (ou os deuses terem levado tanto tempo para lhes dar ouvidos), o Enem mantinha o suspense mágico, perguntando a função da dança da chuva (portanto mantendo o ponto de vista dos pajés - resposta certa: "intervir no ciclo da água"), o valor dessa dança em determinadas culturas e se estava certa a seguinte reformulação em linguagem científica de uma frase do texto: "a dança da chuva seria efetiva se provocasse a precipitação das gotículas de água das nuvens". Essa paráfrase estava correta formalmente, e a dança deu certo, já que choveu. Conclusão, insatisfeitos em levar adiante a associação "aberta" deixada pelo jornal, a prova ainda reformulava em linguagem científica a magia de nossos índios.

Todo o teor indígena da prova (não existe chuva que não seja na Amazônia) e nossa adoração pela educação americana me deixaram imaginando quanto tempo vai levar para a gente aprender a origem do universo segundo os guaranis em Física? E com todo o blablablá o Estado ainda praticamente sustenta a Igreja Romana por essas bandas...

Melhor eu fazer o sinal da cruz, sair do blog e ir tomar um mate, antes que algum fiscal me ache muito aculturado.

2 comentários:

Bianca Pêra. disse...

teu blog é quase uma seita com seus 6 seguidores.

Tigre disse...

Hehehe. Fora os "secretos"... Mas sempre mantendo um equilíbrio masc x fem, por algum motivo. :)