terça-feira, 5 de junho de 2012

O blog como problema

Shhhhh - blog dormindo só um pouquinho!

Quando criei este blog tinha mais tempo e quase ninguém com quem conversar. O Orkut não servia bem para essas coisas... O Face e o Twitter não haviam ainda sugado todas as energias verbais das pessoas (além de que eu não tinha conta neles), de modo que alguns conhecidos tinham e mais ainda liam blogs.

Comecei as publicações sem grandes ambições de ser lido, apesar de acreditar que umas três pessoas pelo menos iam conferir, já que tinham me motivado tanto a começar um. Eu era muito ligado em retórica jornalística e papos de ônibus (sempre para debochar da forma como as ideias eram expressas nesses meios). Com o tempo, no entanto, essas duas coisas foram sendo superadas.

Entre um comentário de filme ou alguma reclamação sobre a vida acadêmica, que voltara a me consumir com algumas cadeiras obrigatórias novamente, as viagens de ônibus foram diminuindo, os papos foram se repetindo, e as notícias foram me levando para alguns comentários políticos. Nessa época eu escrevia pelo menos um post por dia (algo que se manteve, creio, por mais de dois anos), então não me tocava muito sobre as pequenas curvas que minha seleção de assuntos fazia. 

Isso foi se reforçando até a eleição da Dilma. Repentinamente eu me toquei o quanto tinha deixado de comentar retóricas ridículas de outros campos, e comecei a tentar resistir a escrever sobre política. Não fui muito feliz no esforço, mas algum resultado houve. Só que, na verdade, uma nova respirada de tempo me fez desviar para política internacional, já que pude começar a ler uma série de jornais pelos quais sempre tivera curiosidade (ou retomar alguns de quando estudava línguas estrangeiras).

Depois do primeiro ano de certa uniformidade e um aumento mais ou menos significativo de visitas, todos esses movimentos foram a receita para ter cada vez menos leitores, creio. Conforme eu não mantinha uma linha, quem gostasse de um post podia passar muito tempo sem achar nada de relevante no blog. Não criei relações que vi vários outros blogueiros criarem com gente que escrevia coisa parecida, bem como não abri o site para muitos conhecidos ou amigos, já que minhas críticas podiam insultar muita gente e eu estava mais preocupado em colocar as ideias pra fora do que em tornar todas as minhas relações super-honestas.

Este blog, portanto, não tem tema, a não ser formal (retórica ridícula), sendo que nem esta questão formal é necessária em todos os posts. Mesmo assim, quem gostava ficava, aparentemente, e eu via pelo menos um rastro de um certo trânsito no blog. Quando eu comecei a rarear, porém, até essas pessoas devem ter parado de procurar muito o site, já que eu parecia ter abandonado o barco. Ou eu perdi o tom, quem sabe? Talvez elas também tenham se ocupado mais, ou tenham entrado na mesma onda de descarregar a energia leitora-escritora no Face.

Acho que 6 pessoas, na melhor das hipóteses, ainda leem este blog, nem todas vindo realmente no site, mas recebendo o post no e-mail. Assim, nem estou aqui falando sozinho, nem realmente criando um texto com possibilidades variadas de leitores. Então não seria mais adequado criar uns e-mails com vários destinatários, contando novidades em vez de comentando bobagens (o que se faz monologicamente só com vários leitores ou com nenhum) e abandonar o negócio de vez?

4 comentários:

Vida disse...

Também ando sem tempo para o meu blog e para o dos colegas. Como vc, vi os assuntos de meu blog mudarem o rumo, coisa que acredito ter feito pessoas como vc passarem menos por lá. Na verdade, no FB as coisas são mais rápidas, falo o que penso na hora e sobra pouco para o blog. Ainda assim, vou mantendo o meu espaço, até qdo eu achar que n vale mais a pena.
Espero que vc n abandone o barco de vez.

Tigre disse...

Hehehe. Esmaltes e dietas à parte, continuo visitando teu blog, Vida.

Agora, eu não gosto muito de publicar no face. Mesmo pq meus contatos de lá são os "reais" mais do que os daqui (colegas, alunos...). O assunto é outro. Eu tinha a ambição de parar de escrever todo dia para pensar mais sobre um tema escolhido por semana, mas é claro que faltou tempo para o blog quanto menos escrevi nele :P

Mesmo assim, não pretendo abandonar ainda não. Quem sabe centralizo um pouco mais meus temas e até recrio alguma rede? rs

Valeu pelo comentário.

Vida disse...

Assim como vc, não "mostro a cara", então é mais fácil fácil falar no blog sobre o que dá vontade. Qto ao Face, vetei todos os alunos, para ver se tenho alguma privacidade (se é que se pode falar nisso nas redes sociais)

Tigre disse...

Pois é, meu uso do Face com alunos é mais invertido. rs Não me mostro muito lá também, mas fico ligado no que estão postando. É uma forma de saber que tipo de discurso e programas andam comprando, já que tenho a maior dificuldade de assistir TV ou de me manter por dentro mais ou menos do que gostam. Quando eles entram em campanhas a respeito de "assuntos do momento", descubro umas coisas que me são interessantes, apesar de, em geral, assustarem...