quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Moralidade mora aqui

Não sei se nos é exclusividade, mas Porto Alegre tem sempre no Centro um de três ou quatro promoters de uma mesma academia. A propaganda se baseia numa demonstração de agilidade. No caso, o feito é dividido em dois momentos. O primeiro, bastante breve, envolve a colocação de umas sessenta facas num círculo. No segundo momento, muito maior, o demonstrador passa duas a quatro horas ameaçando que vai pular pelo meio do círculo de facas ao mesmo tempo em que pede dinheiro para a plateia.

A demonstração é repetida umas três vezes num mesmo dia, calculo. Infalivelmente há um grupo significativo de pessoas na volta, assistindo. Uns ficam olhando por um minuto, outros por três, temo que alguns (sem-tetos ou não) efetivamente tenham assistido a tudo. Com certeza é um espetáculo. Cícero, por exemplo, morreria de inveja dessa capacidade de prender a atenção de tanta gente sem se dizer nada, apesar de que talvez se magoasse ao ter de questionar algumas noções básicas da Retórica.

Quando eu passava pelo lado da multidão, ontem, escutei uma das pérolas de sabedoria que forçosamente enchem as horas de espetáculo: "Porque aqui a gente pede. É muito melhor pedir do que roubar".

Bravo! Sempre acreditei que o esporte era uma força de ação moral na sociedade, e lá estão esses acadêmicos (aqueles que se exercitam em academias) provando inequivocamente minha crença. Só uma pulga me ficou atrás a orelha, devo admitir: vindo de um cara forte com 60 facas, a frase era uma lição ou uma ameça?

Nenhum comentário: