sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Políticos e sua estrelinha

Achei tão interessante Rui Falcão, presidente do PT, fazer esta crítica no 4º Congresso do partido:

"Não é a mídia nem a oposição que vai dizer para nós como isso [a dita "faxina" da corrupção] vai ser feito, querem "demonizar" os políticos, jogar todos na vala comum".

Achei a afirmativa interessante porque ela está errada nos mais diferentes sentidos. Em primeiro lugar, a imprensa tem uma enorme responsabilidade pelas delações públicas de alguns escândalos, sem o que ninguém teria sido acusado de nada, muito menos demitido (com exceção de uns casos específicos de investigação de outros aparatos do próprio governo). Em segundo, qual o problema de a oposição e a mídia se envolverem diretamente no problema de corrupção? Eles não está lá exatamente para isso? A oposição não serve para representar a galera que teve minoria de votos, deixando em cheque quem "detém" a maior fatia do poder político no momento? Em terceiro, "demonizar" políticos e jogá-los na vala comum não tem problema nenhum, se são pessoas corruptas que traíram o país inteiro por ganho próprio. 

Não é que "não se trata de demonizar", apenas. Isso é fato, agora, se der pra demonizá-los, por que não? Anjinhos eles não são e, se a ética é própria do humano, tanta falta de ética deveria justificar questionamentos a respeito de sua humanidade. Além disso, estamos todos na vala comum hoje em dia. Quando vamos trazer os políticos para junto do povo?

Nenhum comentário: