domingo, 1 de agosto de 2010

Bússola política

Eu ainda não conhecia, mas tem um site (http://www.politicalcompass.org/index) com um teste um tanto divertido e rápido para "medir a posição política" do internauta. "Divertido", porque não levei totalmente a sério, mas na verdade as perguntas são de alguém que leva claramente o assunto a sério, tocando, em alguns casos, em questões bastante problemáticas nos EUA. Tem uma versão em espanhol do mesmo site (outra medida bem norte-americana... rs). Enfim, eu fiquei no que eles chamaram de esquerda libertária, já que tem dois eixos: o econômico mede esquerda-direita, o social mede libertário-autoritário. Foi engraçado, porque achei que ficaria muito mais no centro, talvez até como um pouco autoritário. Se o teste tem algum fundamento, eu ser considerado tão livre-esquerdista assim indica, para mim, um mundo tão preocupante quanto eu esperava... Ainda bem que não mediram junto pessimismo.

6 comentários:

Clark disse...

O Ordem Livre tem um teste "menos americano”: http://www.ordemlivre.org/node/153

Esse aí eu já tinha começado a fazer (indicação do Juventude DEM pelo Twitter), mas não terminei por preguiça...

Tigre disse...

Eu fiquei centrista, no limite do social-democrata nesse, mas achei os problemas muito mal colocados. Tudo se resume a "você decide ou o Estado", o que SIMPLIfica tudo a uma questão última de censura. Além disso, o número de problemas não trabalhados faz valer a pena que tu tire a preguiça do corpo e teste o outro (já por o da ordemlivre ter 2 estágios e o outro ter 6!).

Clark disse...

O meu grande problema é que, já na primeira pergunta (e em outras também), eu entendi a afirmação como tendo duas interpretações diferentes... e opostas. Portanto, a depender da interpretação, eu podia Agree ou Disagree...

Tigre disse...

Como eu no ordemlivre, em que eu responderia "depende" quase sempre, porque não sabia a que momento da decisão política estavam considerando, já que eu não acredito que as decisões do povo e dos governantes devam ser tomadas isoladamente, cada um o seu quadrado, sem saber nem pitar no que o outro tá fazendo.

Afinal, faz parte desses testes a gente arcar com o fato de que nos fazem as perguntas com as piores intenções, não?

Carla M. disse...

Meu bem, acabo de descobrir que sou mais autoritória e mais à esquerda que tu. Mas estou pertinho do Gandhi, então tá tudo bem, hehe.

beijos!

Tigre disse...

Hehehe. Ufa! Mas acho que nossas trajetórias políticas explicam bem a diferença. rs